Quais documentos devo enviar para a contabilidade ?
A sua contabilidade reflete a verdadeira situação de sua empresa?
Boa leitura,
A contabilidade tem o condão de demonstrar frente a terceiros (governo, credores, sócios, etc..) a situação patrimonial da empresa, bem como de sua liquidez e comprometimento obrigacional com vistas a tomadas de decisões diversas, mas infelizmente muitos empresários não entendem a importância de uma escrita que espelhe a verdadeira situação patrimonial da empresa, e só se dão conta desta necessidade quando confrontados com alguma situação imprevista, tal como uma ação judicial de execução, ou ainda na busca de empréstimos bancários e operações de dissolução da sociedade.
Como estamos vivenciando nos dias de hoje, já muito não se fala mais na troca de informações através de papel entre as empresas, vemos uma fiscalização eletrônica cada vez mais presente em nossas vidas, sistemas e mais sistemas conversando entre si e um mundo cada vez mais digital, e isso, exige cada vez mais profissionais habilitados analisando esse fluxo de informações e compilando dados para geração de relatórios fiscais e contábeis.
Pensando nisso, seguem algumas dicas que podem lhe ajudar neste processo:
O QUE DEVO ENVIAR PARA O CONTADOR?
QUAIS DOCUMENTOS MANDAR PARA CONTABILIZAR?
Todos! Todos os comprovantes de pagamentos de qualquer tipo de despesa da empresa devem ser contabilizados, assim como, todos os comprovantes de entradas de dinheiro também devem. São estas informações consolidadas que nos ajudam a levantar os RESULTADOS FINANCEIROS da empresa.
ATENÇÃO COM COMPROVANTES INVÁLIDOS.
Para cada operação de venda de produtos ou serviços, existem documentos certos para comprovação fiscal e contábil daquela operação.
Não se pode substituir a Nota de Venda de Mercadorias ou Prestação de Serviços, por exemplo, pelo PEDIDO ou ORÇAMENTO. Esses são documentos gerenciais do vendedor que servem apenas para documentar a relação entre as partes e não os ajustes com o Fisco e com as Leis de Contabilidade.
Pense nisso quando estiver fazendo uma compra. Da mesma forma que você tem obrigações a cumprir enquanto contribuinte, os outros colegas, parceiros ou vendedores também tem, portanto ninguém pode negar o documento hábil.
EXTRATOS BANCÁRIOS.
A escrituração financeira da empresa nos balanços é obrigatória por Lei. Ou seja, para apurar resultados efetivos, deve‐se demonstrar todas as operações da empresa, incluindo o que acontece nas contas bancárias.
CONTROLE DO CAIXA.
Como está o financeiro de sua empresa? Isto muitas vezes pode ser respondido com um controle diário do Livro de Caixa. Contendo todo o fluxo de recebimentos e pagamentos é possível determinar a saúde financeira da empresa, relacionando o passado e estimando o futuro. Simples e fácil de fazer, e ainda pode servir como uma importante ferramenta gerencial.
CONTROLE E INVENTÁRIO DO ESTOQUE.
Responsável pelos Lucros ou Prejuízos futuros, o Controle de Estoque é o coração da empresa. Como saber se preciso comprar mais ou menos ou simplesmente se não devo comprar um determinado item?
Com este controle, mantendo o histórico do passado das movimentações, pode‐se determinar estas questões com facilidade.
ENTENDA O QUE OS NÚMEROS CONTÁBEIS ESTÃO DIZENDO A VOCÊ.
Depois de enviar os documentos para a Empresa de Contabilidade levantar os dados, é importante ver os resultados desse trabalho JUNTOS.
O contabilista é capaz de avaliar os fatores de riscos e as consequentes medidas a serem tomadas a fim de aprimorar as operações da companhia e evitar que esta sofra maiores consequências. Além disso, tomando parte no planejamento estratégico da empresa, este tipo de profissional pode trazer uma nova luz sobre o que deve ser feito para que ela possua diferenciais que capacitem a sua colocação no mercado de forma mais competitiva e mais favorável que a de seus concorrentes.
O grande diferencial estratégico está justamente na capacidade do Contador de deixar o seu papel meramente administrativo e passar a atuar de forma mais ativa, em primeiro plano, identificando os pontos fortes do negócio, que podem e devem ser fomentados através de investimentos, inovações tecnológicas ou contratação de pessoal especializado e qualificado, ou até mesmo apontar os pontos fracos, que devem ser trabalhados de uma forma mais pontual e efetiva.
TOMADA DE DECISÕES.
É inegável a importância de se contar com profissionais preparados e qualificados para um melhor desempenho contábil de uma empresa. Com as pessoas e as ferramentas corretas, é possível se ter um controle rígido das transações efetuadas no dia a dia da companhia e mapear toda a sua situação econômico-financeira de forma a propiciar um planejamento estratégico com foco em melhorias e minimização de riscos.
Um profissional ou escritório completo, hoje, é capaz de transcender as suas atividades básicas e transformar a rotina de seu trabalho em grandes oportunidades para fazer a diferença, apresentar melhores resultados e proporcionar o crescimento da empresa da forma correta e dentro da lei.
Além das técnicas contábeis tradicionais, o domínio das ferramentas eletrônicas disponíveis no mercado é primordial para uma contabilidade atualizada e adequada, em dia com as mudanças na legislação e nas normas administrativas contábeis, o que tem um grande impacto sobre as demonstrações e relatórios gerados pela empresa.
Um dos pontos mais importantes é adotar uma ferramenta que tenha sido desenvolvida especialmente para este tipo de função e que leve em conta cada aspecto contábil relevante. Adequação às leis, parametrização das funções, recursos de revisão e auditoria interna, bem como a de geração de relatórios diversos e específicos são apenas alguns pontos a serem observados no momento de adotar um sistema confiável para sua empresa.
Com a modernização dos processos no mundo atual, não há dúvidas que a combinação entre um software de gestão especializado e profissionais qualificados, prontos para controlar a contabilidade da empresa de forma estratégica, são o segredo para um negócio sólido e de muito sucesso.